Agenda

Agenda

Pós-Graduação Lato Sensu em Fitoterapia

Realização Início em 24 de agosto de 2018
Carga Horária 364
Investimento Matrícula R$ 180,00

A Fitoterapia, também conhecida como Herbalismo, é uma atividade que consiste na extração de plantas com características medicinais, usadas tanto para prevenir como para tratar doenças. É o recurso de prevenção e tratamento de doenças e a forma mais antiga e fundamental de medicina da Terra. Ela se baseia em princípios da medicina oriental relacionados à energia do corpo humano que se concentram na origem de um problema de saúde e não em suas consequências.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fitoterapia ofertado pela Unipaz, tem como objetivo principal a formação e qualificação técnico/científica  dos profissionais, preparando-os para a formulação e prescrição de fitoterápicos, e de utilização  das plantas na abordagem das patologias comuns a cada área de atuação. Ou seja, propõe formar profissionais com competência técnica, qualificando-os para o emprego da Fitoterapia baseada em evidências científicas, sempre pautada na ética da profissão e visando o bem estar do paciente.
 

Público Alvo: Profissionais da Saúde, Terapeutas Holísticos, Biólogos, Farmacêuticos e todos os interessados em se aprofundar no conhecimento  e nas aplicações terapêuticas das plantas.


Estrutura do curso

  • Carga horária total: 364 horas

- 20 encontros mensais sendo 6 em formato de imersão com datas agendadas conforme cronograma (transporte serão pagos separadamente).

- Entrega de trabalhos acadêmicos, conforme consta no projeto e e apresentação pública da Obra Prima na data programada no cronograma de curso.

  • Horário das aulas: sexta-feira (19h às 22h00) e sábado (8h às 18h30) e domingos das 9h às 13h
  • Horário das imersões: sexta-feira (15h às 20h), sábado (9h às 20h) e domingo (9 às 13h) 

Objetivos

  • Instrumentalizar os profissionais de saúde para a utilização de fitoterápicos e plantas medicinais como forma de adquirir novas tecnologias em sua prática clínica, ampliando o processo de cuidar.
  • Proporcionar princípios para a reflexão sobre os conceitos de racionalidades correspondentes ao processo saúde – doença na área das práticas integrativas e complementares em saúde;
  • Estimular os profissionais para o desenvolvimento de projetos e programas de implantação das plantas medicinais e fitoterápicos em instituições de saúde e educação públicas;
  • Desenvolver habilidades e competências para uma abordagem interdisciplinar no uso de plantas medicinais e fitoterápicos na atenção básica;
  • Desenvolver reflexões sobre o uso racional e seguro de plantas medicinais e fitoterápicos no cuidado em saúde.

Metodologia

O curso está estruturado em 20 módulos temáticos, que abrangem áreas distintas como o aspecto agronômico de cultivo e identificação botânica das plantas medicinais, a área farmacêutica; a fitoterapia na prática clínica com a abordagem da prescrição, elaboração de protocolos de atendimento e ação dos fitoterápico.

Serão abordados os aspectos éticos, legais e políticos como forma de aprofundar o conhecimento.

A abordagem Transdisciplinar Holística integra e perpassa as diferentes disciplinas permeando-as com as artes, a filosofia e as tradições espirituais voltadas para a fitoterapia.  

A quem se destina

Indicado para  médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e demais profissionais da área da saúde que buscam uma nova proposta educativa voltada para o ser humano integral com a metodologia interdisciplinar oferecida pela Unipaz Goiás.

 

Coordenação

Me. Silvana Cappelleti Nagai: Titulação: Mestre em Enfermagem (UNICAMP); Pós-graduada em Administração Hospitalar e Administração Pública (CENTRO SÃO CAMILO,1982,1992) e Fitoterapia (IBEHE, 2000), Formação em Toque Terapêutico com Prof Dolores Krieger- Universidade Nova York, 1998-2000), Estágio no “Laboratório Plantas Medicinais” com profº Walter R. Accorsi, ESALQ/USP 1997-2001, Graduação em Enfermagem e Licenciatura Plena (PUC-Campinas, 1978). Coordenadora de Conteúdo do Curso de Qualificação em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica Ministério da Saúde/Fiocruz (2015-18). (C.Lattes: 9240733803926077).

Certificação

  • Para certificado de Especialista em FITOTERAPIA o aprendiz deverá cumprir todos os requisitos desse programa, presença mínima em 75% das aulas presenciais, participação nas imersões; bem como a apresentação de trabalhos solicitados durante os 20 meses de curso. Deverá também apresentar projetos em forma de Obra Prima.
  • Certificado PUC GOIAS