Cursos

Cursos

Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Analítica - MATRÍCULAS ABERTAS 2018 (TURMA 3)

Carga Horária 452
Investimento Matrícula R$ 180,00


Nossa visão é contribuir com a ampliação dos estudos acerca da dinâmica da mente humana pelo viés da Psicologia Analítica, considerando os inúmeros avanços acrescidos por Jung, ao criar suas teorias. É um tema atual e necessário para a compreensão da complexidade da vida humana nos tempos atuais.

    Coordenação do curso

Dra. Sonia Maria Bufarah Tommasi: Psicóloga, Dra em Ciências da Religião. Mestre em Psicologia da Saúde. Especialização em Musicoterapia, em Psicologia Analítica e em Arteterapia. Psicóloga clínica e educacional. Docente em cursos de pós-graduação de Arteterapia, Psicologia Analítica, Psicossomá-tica, Psicopedagogia, Gerontologia. Pesquisadora em saúde mental e técnicas criativas. Coordenadora do curso de Arteterapia CENSUPEG/FASFI. Vice-presidente da Associação Catarinense de Arteterapia (ACAT). Membro do Conselho da UBAAT – União Brasi-leira das Associações de Arteterapia. Escritora. Org.  da Coleção Anima Mundi, livros de Arteterapia da Vetor Editora: Revisitando a Ética com Múltiplos Olhares; Arteterapeuta: um cuidador da psique; Pensando a Arteterapia com arte, ciência e religião. Pela Ed. Paulinas publicou Envelhecer  com sabedoria (org), Origami em Educação e Arteterapia, em parceria com Luiza Minuzzo. Pela Ed. WAK publicou O Herói nos Mitos Gregos, em parceria com Lucia Soares.  Autora do livro: Arte Terapia e Loucura, Vetor Editora.


Estrutura do curso

Carga horária total: 452horas 

  • 24 encontros mensais sendo 4 em formato de imersão com datas agendadas conforme cronograma (hospedagem, transporte serão pagas separadamente)
  • 60 horas de AED (Atividade Extra Disciplina) – que serão orientadas pela coordenação do curso, com cronograma específico.
  • Entrega de trabalhos acadêmicos, conforme consta no projeto e Manual do Aprendiz Unipaz Goiás
  • TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) – no formato Artigo Científico, com apresentação pública na data programada no projeto de curso.

Objetivos

  • Apresentar os conceitos essenciais da teoria de Carl Gustav Jung aos interessados em ampliar o autoconhecimento e os estudos da psique.

 

  • Qualificar profissionais, especialmente psicólogos, para o emprego da teoria nas diferentes áreas de atuação profissional, tais como: saúde, educação, organizacional, institucional, entre outras.

Metodologia

 A Escola Analítica (Psicologia Junguiana) envolve uma metodologia própria que compreende mais de 100 anos de pesquisa científica e prática clínica, e este curso visa apresentar os principais conteúdos e práticas deste  conhecimento e qualificar profissionais, tornando-os especialistas  em Psicologia Analítica.

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung desenvolveu conceitos e teorias psicológicas a respeito da psique, com o objetivo de compreender o ser humano em sua totalidade psíquica. Seus estudos envolvem a compreensão dos sonhos, do inconsciente coletivo e pessoal, tipologia humana, da sincronicidade, da mandala e das artes, bem como estudos da neurose e da psicose.

 

     

 

A quem se destina

  • Àqueles que queiram ampliar o autoconhecimento e estudos da psique.
  • Psicólogos, Médicos, Psiquiatras, Arteterapeutas, Terapeutas, Professores, Assistentes Sociais, Profissionais de RH e demais graduados interessados em compreender e ampliar seu conhecimento sobre a Psicologia Analítica e aplica-la em seu campo profissional.

Certificado

  • Para certificado de Especialista em Psicologia Analítica o aprendiz deverá cumprir todos os requisitos desse programa, presença mínima em 75% das aulas presenciais, participação nas imersões; bem como a apresentação de trabalhos solicitados durante os 24meses de curso. Deverá também apresentar por escrito e publicamente o TCC na forma de artigo científico.