Institucional

Institucional

Princípios

Princípios

PRINCÍPIOS ÉTICOS DA UNIVERSIDADE HOLÍSTICA INTERNACIONAL DA PAZ  

Inspirando-se, sobretudo, nos valores de preservação da vida, alegria, cooperação, amor, criatividade, sabedoria e transcendência, traduzidos por ações efetivas, agrupadas abaixo nas categorias de inteireza, inclusividade e plenitude, a Universidade Holística Internacional de Brasília postula os seguintes princípios éticos:


I – INTEIREZA
PRINCÍPIO 1 - Estar atento à utilização da terminologia holística (do grego Holos: inteiro), levando em conta que o novo paradigma    considera cada evento como sendo uma parte e um reflexo do todo, conforme a metáfora do holograma. É uma visão na qual o todo-e-as-partes estão sinergicamente em inter-relações dinâmicas, constantes e paradoxais.

PRINCÍPIO 2 - Cultivar discernimento, tolerância, respeito, alegria, simplicidade e clareza nos encontros entre representantes das Ciências, Filosofias, Artes e Tradições Espirituais, necessários para a abordagem trans-disciplinar em equipe.

PRINCÍPIO 3 - Focalizar, com abertura e exame crítico, a complementaridade e a contradição na consideração do relativo e do absoluto, da vida quantitativa e da qualitativa, a serviço da vida, do homem e da evolução.

 

II – INCLUSIVIDADE
PRINCÍPIO 4 - Respeitar a fonte das Ciências, Filosofias, Artes e Tradições Espirituais, ao mesmo tempo em que a singularidade destas.

PRINCÍPIO 5 - Reconhecer e respeitar cada ser e cada cultura como manifestações da realidade plena.

PRINCÍPIO 6 - Levar em consideração o fato de que o produto de toda criatividade não tem, em última instância, nenhum proprietário, respeitando, contudo, os autores individuais e coletivos.

III – PLENITUDE
PRINCÍPIO 7 - Ser solidário com o outro na satisfação de suas necessidades de sobrevivência e de transcendência.

PRINCÍPIO 8 - Colaborar com o outro na preservação do bem comum e na convivência harmoniosa com a natureza.

PRINCÍPIO 9 - Buscar um ideal de sabedoria indissociada da dimensão do amor e do serviço.