Apresentação

A Arteterapia tem como campo de saber a intervenção que visa a promoção da saúde psíquica e física, a prevenção de adoecimento e a manutenção da qualidade de vida e saúde psíquica. Os recursos expressivos facilitam a imersão em conteúdos reprimidos e/ou inconscientes, promovendo autorreflexão e autoconhecimento e facilitam o diálogo entre o sujeito e o terapeuta em busca de uma melhor qualidade de vida.

Foi reconhecida como profissão pela Classificação Brasileira de Ocupação- CBO, com o registro 2263-10. Com a expansão da profissão no território brasileiro, e com os excelentes resultados obtidos na área da saúde, a Arteterapia foi inserida nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde- PICS, como forma de ampliação da assistência à saúde da população. Segundo o Ministério da Saúde, portaria, nº 849, de 27 de março de 2017.

Objetivos

  • Qualificar profissionais, para o emprego da teoria e prática da Arteterapia nas diferentes áreas de atuação profissional, tais como: saúde, educação, organizacional, institucional, ampliando o processo de cuidar e garantindo uma formação holística e transdisciplinar.
  • Apresentar os conceitos, teorias e técnicas essenciais para desenvolvimento da prática em Arteterapia;
  • Proporcionar princípios para a reflexão sobre os conceitos de racionalidades correspondentes ao processo saúde-doença na área das práticas integrativas e complementares em saúde;
  • Estimular os profissionais para o desenvolvimento de projetos e programas de implantação da Arte terapia em instituições de saúde e educação públicas e privadas;

Estrutura

Carga horária total: 360 horas

  •    20 encontros mensais sendo 4 em formato de imersão com datas agendadas conforme cronograma (hospedagem, transporte serão pagas separadamente)
  •    100 horas de Estágio Supervisionado
  •   60 horas
  •    Apresentação de Obra Prima como trabalho final de conclusão do curso
  •  Horário das aulas: sexta-feira: 19h às 22h; Sábado: 8h30min às 12h30min e  14h  às 18h30min.
  • Horário das imersões: sexta-feira (17h às 20h), sábado (9h às 20h) e domingo (9h às 13h).

Coordenação

Dra. Sonia Maria Bufarah Tommasi: Psicóloga, Dra em Ciências da Religião. Mestre em Psicologia da Saúde. Especialização em Musicoterapia, em Psicologia Analítica e em Arteterapia. Psicóloga clínica e educacional. Docente em cursos de pós-graduação de Arteterapia, Psicologia Analítica, Psicossomática, Psicopedagogia, Gerontologia. Pesquisadora em saúde mental e técnicas criativas. Coordenadora do curso de Arteterapia CENSUPEG. Coordenadora do Curso de Psicologia Analítica, UNIPAZ GOIÁS. Vice-presidente da Associação Catarinense de Arteterapia (ACAT). Membro do Conselho da UBAAT – União Brasileira das Associações de Arteterapia. Escritora. Org.  da Coleção Anima Mundi, livros de Arteterapia da Vetor Editora: Revisitando a Ética com Múltiplos Olhares; Arteterapeuta: um cuidador da psique; Pensando a Arteterapia com arte, ciência e religião. Pela Ed. Paulinas publicou Envelhecer  com sabedoria (org), Origami em Educação e Arteterapia, em parceria com Luiza Minuzzo. Pela Ed. WAK publicou O Herói nos Mitos Gregos, em parceria com Lucia Soares.  Autora do livro: Arte Terapia e Loucura, Vetor Editora.

Inscreva-se aqui

Junte-se a Nós

MENSALIDADE DE

Planos personalizados

Inscreva-se