Cursos

Cursos

Cursos

A Unipaz Goiás é uma Escola de Consciência que oferece cursos Lato Sensu de Pós-Graduação, Formação multidisciplinar e Qualificação Profissional. Desenvolve cursos, seminários e imersões, todos com enfoque na visão holística, capacitando profissionais com uma metodologia transdisciplinar e humanizadora.

Arteterapia - Turma 2

Carga Horária 521 horas
Investimento Matrícula R$ 180,00
Mensalidade: a Unipaz trabalha com planos personalizados de pagamento, elaborados com cada interessado
Valor da mensalidade a partir de R$ 478,00
Local sede Unipaz Goiás

A Arteterapia foi reconhecida como profissão pela Classificação Brasileira de Ocupação- CBO, com o registro      2263-10. Com a expansão da profissão no território brasileiro, e com os excelentes resultados obtidos na área da saúde, a Arteterapia foi inserida nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde- PICS, como forma de ampliação da assistência à saúde da população. Segundo o Ministério da Saúde, portaria, nº 849, de 27 de março de 2017.
Nesse sentido a Unipaz Goiás preocupada em atender à demanda da sociedade por terapias que visem a pessoa em sua integralidade e respeitando os recursos culturais, naturais e ambientais, pretende formar profissionais em consonância com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).


Apresentação

A Arteterapia é um processo terapêutico que ocorre por meio das diversas linguagens artísticas, tais como: artes visuais, musical, corporal, literária, poética e atividades expressivas, tais como desenho, pintura, origami, modelagem em argila, colagem, confecção de fantoches, entre outros
Sua metodologia integra abordagens multidisciplinar, transdisciplinar e interdisciplinar e interage com diversas áreas do conhecimento entre elas a Arte, a Psicologia, a Filosofia, a Sociologia e a Religião.
A Arteterapia tem como campo de saber a intervenção que visa a promoção da saúde psíquica e física, a prevenção de adoecimento e a manutenção da qualidade de vida e saúde psíquica. Os recursos expressivos facilitam a imersão em conteúdos reprimidos e/ou inconscientes, promovendo autorreflexão e autoconhecimento e facilitam o diálogo entre o sujeito e o terapeuta em busca de uma melhor qualidade de vida.

Estrutura

Carga horária total: 524 horas

  •  20 encontros mensais sendo 4 em formato de imersão com datas agendadas conforme cronograma
  • (hospedagem, transporte serão pagas separadamente)
  • 100 horas de Estágio Supervisionado
  • Apresentação de Obra Prima como trabalho final de conclusão do curso

Objetivos

Qualificar profissionais, para o emprego da teoria e prática da Arteterapia nas diferentes áreas de atuação profissional, tais como: saúde, educação, organizacional, institucional, ampliando o processo de cuidar e garantindo uma formação holística e interdisciplinar.
Apresentar os conceitos, teorias e técnicas essenciais para desenvolvimento da prática em Arteterapia;
Proporcionar princípios para a reflexão sobre os conceitos de racionalidades correspondentes ao processo saúde-doença na área das práticas integrativas e complementares em saúde;
Estimular os profissionais para o desenvolvimento de projetos e programas de implantação da Arte terapia em instituições de saúde e educação públicas e privadas;

Metodologia

Aulas teóricas e práticas fundamentadas nas teorias da arte, bem como pela Abordagem Transdisciplinar Holística, que integra os métodos mais modernos na educação, nas artes, na ciência, na filosofia e na espiritualidade.

A Quem se destina

Àqueles que queiram ampliar o autoconhecimento e estudos da arte como terapia. Psicólogos, Médicos, Psiquiatras, Arteterapeutas, Terapeutas, Professores, Assistentes Sociais, Profissionais de RH e demais graduados interessados em compreender e ampliar seu conhecimento sobre a Psicologia Analítica e aplica-la em seu campo profissional.

Coordenação

Dra. SONIA MARIA BUFARAH TOMMASI: Psicóloga, Dra em Ciências da Religião. Mestre em Psicologia da Saúde. Especialização em Musicoterapia, em Psicologia Analítica e em Arteterapia. Psicóloga clínica e educacional. Docente em cursos de pós-graduação de Arteterapia, Psicologia Analítica, Psicossomática, Psicopedagogia, Gerontologia. Pesquisadora em saúde mental e técnicas criativas. Coordenadora do curso de Arteterapia CENSUPEG/FASFI. Vice-presidente da Associação Catarinense de Arteterapia (ACAT). Membro do Conselho da UBAAT – União Brasileira das Associações de Arteterapia. Escritora. Org.  da Coleção Anima Mundi, livros de Arteterapia da Vetor Editora: Revisitando a Ética com Múltiplos Olhares; Arteterapeuta: um cuidador da psique; Pensando a Arteterapia com arte, ciência e religião. Pela Ed. Paulinas publicou Envelhecer  com sabedoria (org), Origami em Educação e Arteterapia, em parceria com Luiza Minuzzo. Pela Ed. WAK publicou O Herói nos Mitos Gregos, em parceria com Lucia Soares.  Autora do livro: Arte Terapia e Loucura, Vetor Editora.