Cursos

Cursos

Cursos

A Unipaz Goiás é uma Escola de Consciência que oferece cursos Lato Sensu de Pós-Graduação, Formação multidisciplinar e Qualificação Profissional. Desenvolve cursos, seminários e imersões, todos com enfoque na visão holística, capacitando profissionais com uma metodologia transdisciplinar e humanizadora.

Formação em Acupuntura

Realização Inicio em 23 de novembro de 2018
Carga Horária 1200 horas

A Acupuntura é uma ciência milenar há mais de 2.000 anos com uma gama de recursos terapêuticos que auxiliam os indivíduos em seu equilíbrio dinâmico. Tem o objetivo de propiciar a formação de Acupunturistas com conhecimento pleno da Medicina Chinesa, abrangendo as diversas áreas de saúde que possuem resoluções específicas nos seus respectivos conselhos.

A Unipaz Goiás, oferece este curso de Formação Multiprofissional em Acupuntura, com abordagem transdisciplinar pautada na Racionalidade Terapêutica Chinesa e em suas práticas integrativas e complementares. Possibilita ao aluno a compreensão geral do funcionamento do corpo humano, bem como as causas e o desenvolvimento das doenças segundo a Medicina Chinesa pela inter-relação com as demais técnicas específicas das diversas profissões de saúde.

 


Estrutura

  • Carga horária total: 1.202 horas
  • 24 encontros conforme cronograma, sendo 4  (quatro) destes realizados em sistema de imersão.

  • Estágio Supervisionado – Ambulatório no Instituto Tahan

  • Atualizaçoes técnico-científicas e atividades complementares (participação em congressos, workshops, aulas extras.... com apresentação de certificados)

  • Trabalho de conclusão no formato de OBRA PRIMA

 

  • Horário das aulas: sexta-feira (19h às 22:h) e sábado (8:30h às 18:30h), com exceção das imersões que tem carga horária específica.

Objetivos

  • Propiciar a formação de Acupunturistas com conhecimento pleno da Medicina Chinesa;
  • Possibilitar ao aluno a compreensão geral do funcionamento do organismo humano como um sistema complexo e integrado, e o entendimento das causas, do desenvolvimento e do tratamento das doenças segundo a Medicina Chinesa.

Metodologia

Utilização da metodologia transdisciplinar, holística e humanizadora.

Abordagem transdisciplinar pautada na Racionalidade Terapêutica Chinesa e em suas práticas integrativas e complementares, buscando fomentar a pesquisa no âmbito da Acupuntura. Esta abordagem encontra-se amparada em estudos sólidos e em pesquisas cientificas e também nas grandes tradições culturais e espirituais que constituem o patrimônio da humanidade. 

Utilização da metodologia transdisciplinar, holística e humanizadora. Formação de uma equipe de “Aprendizes Unipaz” que possa desenvolver em seus espaços de trabalho, políticas voltadas para o cuidado integral por meio da Acupuntura e para a construção da Cultura de Paz.

A quem se destina

O curso destina-se a qualquer pessoa com graduação prévia com interesse na Sabedoria Chinesa e na Racionalidade Médica Chinesa. Propõe-se também ampliar as habilidades profissionais fornecendo um novo horizonte terapêutico integral além de novas ferramentas terapêuticas e maiores recursos de restabelecimento e promoção da saúde.

Coordenação

Prof. Ms. Pedro Ivo Tahan - Graduado em Medicina Tradicional China/ Acupuntura pelo Instituto Superior de Medicinas Tradicionales (ISMET) de Barcelona e Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação (UnB). Foi coordenador pedagógico da Escola Nacional de Acupuntura e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Acupuntura Tradicional (SBAT). Atualmente integra o Núcleo Pedagógico da UNIPAZ Goiás, é professor de Pós-graduação em Acupuntura e coordena o Projeto Acupuntura Independente. Autor do livro "O Tao da Colaboração".

Corpo Docente

Prof. Ms. Pedro Ivo Tahan - Graduado em Medicina Tradicional China/ Acupuntura pelo Instituto Superior de Medicinas Tradicionales (ISMET) de Barcelona e Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação (UnB). Foi coordenador pedagógico da Escola Nacional de Acupuntura e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Acupuntura Tradicional (SBAT). Atualmente integra o Núcleo Pedagógico da UNIPAZ Goiás, é professor de Pós-graduação em Acupuntura e coordena o Projeto Acupuntura Independente. Autor do livro "O Tao da Colaboração"

Ms. ISMAEL DOS PASSOS COSTA PINHEIRO JUNIOR - Mestrado em Educação. Possui graduação em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Goiás (1998) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2001). Atualmente é professor de Acupuntura – Poloeduc, direção do Insituto de Pesquisa Científica pela vida e professor da Facultade Cambury. Tem experiência na área bioquímica, com Ênfase em Bioquimica, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina trandicional chinesa, emoção, patologia, acupuntura, biologia e psicologia mental.

Ms. MURILO FERREIRA DE CARVALHO - Mestre em Ecologia e Produção Sustentável pela PUC GOIAS. Especialista em Homeopatia pela UFG E Medicina tradicional Chinesa – Acupuntura, pela Associação  Brasileira de Acupuntura (aba). Graduado em Farmácia pela UFG. Aperfeiçoamento no internacional Acupuncture Training Center (IATC) – Bejing/China. Atualmente é professor de Farmacologia na Universidade Paulista (UNIP) para os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina. Atua como farmacêutico homeopata e acupunturista.

Ms. KARINI CAVALCANTI DA SILVA -  Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2004), Mestre em Ciências da Saúde - UNB. Coordenadora do curso de Fisioterapia Faculdade Padrão, Supervisora Técnica da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO), Docente e Coordenadora da Pós Graduação Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia - Mundo Fisio. Ministrante de Cursos na área de Fisioterapia e Acupuntura. Experiência nas áreas de Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Acupuntura, Saúde da Mulher, EMTr, TDCS e Biofeedback. Formação em Acupuntura, Fisioterapia Neurofuncional (latu sensu), curso internacional em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva - PNF e Técnica em Velocidade de Condução em exames de eletroneuromiografia.

Ms. MARCELO FELIPE NUNES - Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (2011), mestrado em Saúde Coletiva (PROSUP/CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (2013) e pós-graduação em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura ? CBA/ABACO (2013).

TATIANA MIRANDA DE CARVALHO SERRAN - Biomedica, Especialista em Acupuntura, e experiência em Fisiologia, Patologia, Bioética e Biossegurança. Curso de aperfeiçoamento na China e foco em Dermatologia, Estética e Ginecologia e Obstetricia na MC.

 

ALBERTO CANTÍDIO FERREIRA - Mestre em Acupuntura pela Universidade de MedicinaTradicional Chinesa de Tianjin, China, e fisioterapeuta. Desde 2005 trabalhando com as práticas orientais, em 2011 embarcou para a sua segunda viagem a China, com o intuito de aprimorar suas técnicas. Lá estudou com renomados médicos da Medicina Tradicional Chinesa, como Wang Ju Yi, Wang Zhao Yang e sua maior referencia, o professor Shi Xuemin. Ao final de 2011 passou três meses coordenando as clínicas sociais do projeto Barefoot Acupuncturists, que oferece serviços de acupuntura para comunidades carentes em favelas de Mumbai, na Índia. Em 2012, mudou se para Tianjin, China, para focar seus estudos em acupuntura em doenças neurológicas, mais especificamente o Acidente Vascular Cerebral (AVC) , popularmente conhecido como derrame.

 

ROBERTA BLANCO - Professora Convidada da ABACO, ASBAMTHO, CASTA, EBRAMEC - CIEFATO, Escola ZANG-FU, Sociedade Pestalozzi. Professora no Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa. Membro do SINDACTA – Sindicato dos Profissionais em Acupuntura e Terapias Afins do Estado do Rio de Janeiro. Atual Presidenta do CRAERJ - Conselho Regional de Autorregulamentação da Acupuntura do Estado do Rio de Janeiro. Cirurgiã-dentista CRO 15011. Mestre em Saúde Coletiva.

 

JOSÉ BIZERRIL - doutor em antropologia e estuda a tradição taoista como tema acadêmico desde 1998. O taoismo tornou-se parte de seu caminho de vida em 1999, quando ainda realizava seu trabalho de campo na escola do mestre Pai Lin. No âmbito acadêmico, escreveu sua tese de doutorado sobre as práticas corporais taoistas, defendida em 2001 e publicada como livro em 2007. Possui artigos e capítulos de livro dedicados a esse tema, publicados no Brasil e em países da América Latina. É instrutor credenciado pelo Centro de Estudos de Medicina Tradicional Chinesa - CEMETRAC, coordenado por mestre Liu Chih Ming.  Estudou com os mestre Liu Pai Lin e Liu Chih Ming, mas também com vários de seus discípulos e discípulas. Em 2015, tornou-se discípulo de uma das linhagens taoistas praticadas por mestre Pailin, a linhagem Xianzong Kunlun, sediada em Taiwan. Atualmente dedica-se integralmente ao estudo, prática e ensino das artes taoistas.

 

 

Certificação