Cursos

Cursos

Cursos

A Unipaz Goiás é uma Escola de Consciência que oferece cursos Lato Sensu de Pós-Graduação, Formação multidisciplinar e Qualificação Profissional. Desenvolve cursos, seminários e imersões, todos com enfoque na visão holística, capacitando profissionais com uma metodologia transdisciplinar e humanizadora.

Toque Terapeutico - turma 2

Realização Turma 2 em formação
Investimento Matrícula = R$ 120,00


O Toque Terapêutico é uma prática de imposição de mãos. Envolve a direção consciente de energia natural pelo terapeuta para equilibrar o campo de energia humano e foi desenvolvida pela enfermeira Dolores Krieger, professora emérita da universidade de Nova York, em 1970.

Esta técnica terapêutica auxilia e oferece uma nova dimensão para a prática de profissionais de saúde podendo ser utilizada como assistência complementar, ajudando o paciente/cliente como um todo e disponibilizando o tratamento da mente, do espírito assim como do corpo.

Neste processo vários métodos que ressaltam o potencial de cura natural serão explorados enfatizando conforme a visão de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 1984, redefiniu o conceito de saúde incluindo a dimensão espiritual do ser humano: “um processo de equilíbrio nas diferentes esferas individuais, físicas, mentais, emocionais, sociais e espirituais do indivíduo”.

Mais recentemente elaborou um instrumento denominado “Estratégias da OMS para a Medicina Tradicional, Complementar e Alternativa 2002-2005” onde revisa a condição dessas terapêuticas de forma global e detalha o seu próprio papel e suas atividades em relação a essas terapias.

 

FACILITADORA:

SILVANA CAPPELLETI NAGAI:

Experiência de 17 anos de docência e clínica em Toque Terapêutico.

Formação em Toque Terapêutico com Profª. Dra Dolores Krieger  e Dora Kunz  - Universidade de Nova Iorque / EUA, 1998 e 2000. Mestre em Educação e Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP, 2004. Bacharel em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1978. Pós-graduação em Administração Pública pelo Centro São Camilo em Saúde (1992), São Paulo. Especialização em Fitoterapia pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos, IBEHE, São Paulo, 2000. Estágio com Profº Dr Walter Rademés Accorsi  - ESALQ-USP, 1999-2003. Professora convidada Unicamp – Seminário Avançado de Pesquisa: tema Toque Terapêutico no Programa Pós-graduação Strictu Sensu. Professora convidada dos cursos de Pós-graduação em Fitoterapia da Universidade Anhembi-Morumbi (SP), e curso de pós-graduação em Práticas Complementares em Saúde do  CLASI – Centro Latino-americano de Práticas Integrativas. Autora livro: “Introdução de Métodos Terapêuticos Alternativos” – Arte Escrita Editora/Fapesp. Atua com assistência terapêutica em Fitoterapia e Toque Terapêutico em consultório particular desde 1997.

Atualmente é consultora do Ministério da Saúde como coordenadora de conteúdo do Curso de Fitoterapia para Profissionais da Saúde da Atenção Básica (FIOCRUZ/MS).

 


Estrutura do curso

Objetivos

  • Propiciar aos profissionais de saúde e demais interessados conhecimento de novas estratégias do cuidar numa abordagem integral e transpessoal do ser humano.
  • Instrumentalizar os participantes para a prática das técnicas Básicas do Toque Terapêutico, através do aprendizado de práticas e conceitos dos princípios universais prioritários dos processos naturais de cura.

Metodologia

  • A proposta de trabalho realiza-se num curso teórico-prático durante o qual os participantes praticam os fundamentos e técnicas básicas do Toque Terapêutico. Os recursos pedagógicos utilizados serão: aulas expositivas, leitura, análise e discussão de textos e livros indicados, supervisão de exercícios práticos e vivências.

A quem se destina

Terapeutas, acadêmicos e profissionais universitários da área de saúde e pessoas interessadas em cuidado integral.

Certificação

Receberão os certificados os Aprendizes que cumprirem:

  • A frequência mínima de  85%.
  • A forma e critério de aproveitamento inclui a participação nas aulas e freqüência.
  • Avaliação prática da demonstração da técnica do Toque Terapêutico.
  • Entrega de relatório dos atendimentos com o Toque Terapêutico realizados pelos alunos.