Unipaz Goiás

Nosso objetivo é favorecer o desenvolvimento da visão integral do ser humano

UNIPAZ é uma escola de educação para a paz e de cuidado integral. A metodologia utilizada em suas atividades, projetos e programas é a abordagem transdisciplinar holística que propõe uma visão integral da realidade, favorecendo o diálogo entre arte, ciência, filosofia e espiritualidade e visa promover o despertar de uma consciência de inteireza, de onde emana a paz nas ecologias individual, social e ambiental, visando à sustentabilidade com ética e respeito à vida.

Coord. Dra.
Hélyda Di Oliveira

Pós-Graduação e Formação em
Espiritualidade e Neurociência

A UNIPAZ GOIÁS, inscrita no CNPJ 09.298.825/0001-09, integra a REDE UNIPAZ. Foi fundada em 21 de dezembro de 2002, é uma instituição de ensino com cursos de pós-graduação, formação e qualificação profissional. Desenvolve cursos, palestras, seminários, eventos, congressos, elabora e executa projetos para instituições públicas e privadas, todos com enfoque na Cultura de Paz e da não Violência.

A UNIPAZ orienta-se pelos princípios:

Inteireza – Cultivar discernimento, tolerância, respeito, alegria, simplicidade e clareza nos encontros entre representantes das Ciências, Filosofias, Artes e Tradições Espirituais. Orientar-se pela visão holística na qual o todo e as partes estão sinergicamente em inter-relações dinâmicas, constantes e paradoxais; estar aberto à compreensão da complementaridade e da contradição em relação ao relativo e ao absoluto,
procurando integrar quantidade e qualidade, a serviço da vida, do ser humano e da evolução.

Inclusividade – Reconhecer e respeitar cada ser e cada cultura como manifestações da realidade plena; levar em consideração o fato de que o produto de toda criatividade não tem, em última instância, nenhum proprietário, respeitando, contudo, os autores individuais e coletivos e os conhecimentos oriundos das Ciências, Filosofias, Artes e Tradições Espirituais.

Plenitude – Ser solidário consigo mesmo e com o outro na satisfação de suas necessidades de sobrevivência e de transcendência; colaborar na preservação do bem comum e na convivência harmoniosa com a natureza; buscar um ideal de sabedoria indissociada da dimensão do amor e do serviço.

Abordagem Transdisciplinar Holística

A Unipaz desenvolveu uma metodologia própria denominada Abordagem Transdisciplinar Holística (ATHOL), organizada em duas partes: holologia (estudos teóricos) e holopráxis (práticas vivenciais). A holologia (holos + logos) é o estudo das teorias que envolvem os campos da ciência, da filosofia, das artes e da espiritualidade, pautados na visão holística, na transdisciplinaridade, nos estudos da complexidade, na física quântica, no pensamento sistêmico, nos estudos da consciência, entre outros, cujos conteúdos são estruturantes na Instituição. Holopráxis (holos + práxis) é a prática da teoria, é o campo experiencial, é o ponto de conexão entre o material e o sutil, o natural e o sobrenatural, o imanente e o transcendente. A holopráxis representa a experimentação de diversas práticas que possibilitam a vivência corporal que visa promover a expansão da subjetividade humana por meio de níveis de compreensão que vão além da razão (WEIL, 2011). A ATHOL envolve um conjunto de teorias e técnicas que, juntas, compõem a metodologia da Unipaz. Para sua aplicação, é necessário compreender o ser humano a partir da visão holística, considerando o corpo, a emoção, a razão e a espiritualidade como componentes integrantes do humano, cuja metodologia utilizada favorece o reconhecimento destas partes em sua singularidade, bem como na interconexão entre elas com vistas a promover a educação integral do ser humano.

Acompanhe nossos conteúdos nas Redes Sociais